Hugo Cafasso começou sua história como campeão de jogo de dama em São Lourenço

Jogo de Damas
Entrevista concedida a Laércio Gomes da Silva, em 2001.

"Eu era viajante e costumava jogar no Mercado Municipal da Cidade de S. Lourenço (MG). Jogava e perdia sempre. Eu já tinha mais de 30 anos de idade. Os adversários me ridicularizavam dizendo que a raça turca e italiana não haviam nascido para jogar damas, que eu não teria capacidade de aprender. Isto criou muita raiva em mim. Consegui o livro do Cabrerizo. Estudei muito e sozinho. Eliminei medos e passei a jogar com coragem e confiança e a ganhar. Depois conheci C. A. Ferrinho e melhorei bem o meu jogo estudando os livros de sua autoria “A Defesa Russa” e a “Abertura Australiana”. O Humberto Olivarbo emprestou-me para copiar o livro “Abertura e Meio Jogo” (o célebre c3-d4), de Kuperman e Kaplan. Havia anotações de W. Bakumenko corrigindo diferenças de regras. Desta forma consegui ganhar o Campeonato da Cidade. Os adversários desprezavam, naquele tempo, o estudo alegando que era bobagem. Só no III Campeonato da Cidade os adversários se convenceram da necessidade do estudo".
Seus principais títulos:
Campeão de S. Lourenço (MG) 7 vezes sendo 6 vezes consecutivas, vice-campeão brasileiro por equipes em Nova Friburgo, campeão do I Torneio Postal da C. B. J. D. iniciado em 1997 e terminado em 2000, onde participaram 58 jogadores de 14 estados.

Fonte: Hugo Cafasso

Por Marco Aurélio Dias
Compartilhe esta notícia

Anúncios Dentro das Postagens